Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fernanda Montenegro para Zé Celso: "Você é resistência". Foto: Camila CunhaFernanda Montenegro para Zé Celso: “Você é resistência”. Foto: Camila Cunha

Zé Celso tinha Fernanda Montenegro como musa

Diretor considerava atriz “um exemplo de dedicação integral ao teatro”; leia a mensagem dela enviada a ele, antes de morrer.

(São Paulo, brpress) – A morte do ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, 86, nesta quinta (06/07), deixou toda a comunidade artística, principalmente das artes cênicas, consternada.

Amiga de longa data, a atriz Fernanda Montenegro – a quem Zé Celso definiu como “bruxa” do teatro brasileiro – liderou correntes de orações em prol da recuperação do diretor, que teve 53% do corpo queimado devido a um incêndio acidental em seu apartamento, no começo desta semana.

A atriz de 93 anos mandou uma mensagem para o amigo, então internado em estado grave porém estável, no Hospital das Clínicas de São Paulo:

“Querido, amado Zé Celso, todo o nosso teatro, toda a atividade cultural, humanista, do nosso país está em comunhão com você nesta hora. Você vai sair dessa crise. Sua energia é inesgotável. Você é uma força sagrada da nossa resistência criativa. Você vencerá este momento.”

Fernanda Montenegro

Zé Celso não resistiu aos ferimentos. Ele teria trabalhado de madrugada e deixado uma roupa em cima de um aquecedor, ocasionando o fogo. Numa entrevista recente a Pedro Bial afirmou que trabalharia até morrer, pois criar lhe dava vida. Há um mês, Zé Celso se casou com o companheiro, o ator e diretor Marcelo Drummond, 60.

Legado

Seu legado como fazedor de cultura é imenso, tendo criado uma linguagem teatral visceral com sua própria companhia, a Oficina Uzyna Uzona, fundada no final dos anos 50 e em atividade até hoje em sua icônica sede, no bairro do Bixiga, em São Paulo – alvo de uma disputa judicial com o Grupo Silvio Santos que já dura anos, sem resolução.  

Projetado em 1991 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi em conjunto com Edson Elito, o Teatro Oficina, foi eleito o melhor teatro do mundo na categoria “projeto arquitetônico” pelo The Observer, o jornal dominical do The Guardian.

Inspirações

Dentre as muitas inspirações que Zé Celso teve na carreira – marcada pela prisão, tortura e exílio, durante a ditadura militar, e pela ousadia de suas montagens – o diretor tinha em Fernanda Montenegro uma musa e “um exemplo de dedicação integral ao teatro”, declarou a Pedro Bial.

Zé Celso e Fernanda Montenegro: amizade antiga.

“É uma mulher muito culta, escreve bem. Ela soube esculpir o teatro no corpo dela. Ela é a própria escritura do teatro. É um dos corpos mais jovens nesses anos todos. Maravilhosa”.

Zé Celso Martinez Corrêa

Em tempo: Fernanda Montenegro prefere a alcunha de “bruxa” a de “dama” do teatro brasileiro. 

#brpressconteudo #conteudoqueconecta #zecelso #teatro #fernandamontenegro

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate